Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
I Semana Internacional do IPVC
I Semana Internacional do IPVC
Certame recebe alunos e docentes europeus

Cerca de meia centena de alunos e docentes de nove instituições de ensino superior europeias, de países como Estónia, Republica Checa, Espanha, Lituânia, Letónia, Noruega, Bélgica e Polónia, vão estar em Viana do Castelo de 20 a 24 de Abril, na primeira Semana Internacional do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] que, entre outros objectivos, pretende fomentar o estabelecimento de parcerias em projectos de investigação e sensibilizar a comunidade académica para a importância da mobilidade internacional tanto de alunos, como de docentes e não docentes.

As coordenadoras do programa Eures da Noruega, Eli Skaug Syvertsen e de Espanha, Elisa Gonzalez, e a adviser (conselheira) portuguesa Sónia Trancoso, são algumas das presenças garantidas que irão abordar este programa de apoio ao emprego transfronteiriço.

A partilha de saberes, experiências e metodologias de ensino; promover a internacionalização e estimular a sensibilidade intercultural e a comunicação para lá das fronteiras culturais e nacionais; incentivar redes de cooperação internacional e fortalecer os valores de cooperação são alguns outros objectivos a alcançar com a iniciativa.

“Atendendo ao número de docentes de outros países que durante o ano lectivo o IPVC recebe no âmbito dos programas de mobilidade, e sentindo que seria mais interessante e haveria mais ganhos em termos de partilha de conhecimentos e experiências de ensino, juntá-los todos numa mesma semana”, disse a coordenadora do programa Erasmus na Escola Superior de Ciências Empresariais, Teresa Bernardino, justificando a iniciativa.

A cerimónia de recepção aos participantes estrangeiros decorrerá, no dia 20 de Abril, pelas 14.30h, nos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, sessão na qual participarão o presidente do IPVC, Rui Teixeira, o presidente da Câmara Municipal, Defensor Moura, e o Governador Civil, Pita Guerreiro.

A mobilidade dos docentes, a análise do programa de mobilidade Erasmus, Erasmus Mundus e as condições de empregabilidade na Europa – através do programa Eures – e a cooperação com os PALOP, serão algumas das matérias a abordar durante esta Semana Internacional.

De salientar que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo se encontra entre as instituições de ensino superior com maior procura e recepção de docentes e alunos estrangeiros através dos programas de intercâmbio Erasmus e Erasmus Mundus.

O IPVC tem parcerias com inúmeras universidades de dezenas de países europeus e no ano lectivo de 2008/2009 um total de 84 alunos foram recebidos no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do programa Erasmus e Erasmus Mundus, mais 25 que no ano passado. Também 23 docentes e não docentes estiveram, até ao momento, no instituto vianense durante este ano lectivo o que significa um aumento de 11 pessoas em relação a igual período do ano passado. Por outro lado, cerca de 40 alunos do IPVC estiveram um período em universidades estrangeiras, assim como cinco docentes desta academia.

*