Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Saúde
Bastonária da Ordem dos Enfermeiros marcará presença no FÓRUM da ESEnf - IPVC

Presidente da Câmara Municipal e Directora do CHAM também estarão presentes

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Maria Augusta de Sousa, estará presente no Fórum "Em Prol da Qualidade de Vida e Reconhecimento do Trabalho dos Profissionais de Saúde" que se realiza no próximo dia 24 de Novembro, na Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESEnf-IPVC].

A iniciativa pretende sensibilizar a comunidade para a importância das condições de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores de saúde, promovendo deste modo, a saúde de todos. O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Directora do CHAM, entre outros ilustres convidados, também marcarão presença neste evento.

A Sessão de Abertura, subordinada ao tema "A Saúde dos Profissionais", conta com as presenças de Defensor Moura, Presidente da Câmara de Viana do Castelo [CMVC], Dulce Pinto, Directora da Sub-região de Saúde de Viana do Castelo, Cristina Sales, Directora do Centro Hospitalar do Alto Minho [CHAM - EPE] e de Ermelinda Ribeiro Jaques, Presidente do Conselho Directivo da ESEnf-IPVC.

Segundo Ermelinda Jaques, Presidente do Conselho Directivo da ESEnf-IPVC, o Fórum, cuja organização tem como instituições parceiras a Sub-Região de Saúde de Viana do Castelo, o CHAM, a Liga dos Amigos do Hospital de Viana e ainda o Gabinete das Cidades Saudáveis, tem como principais objectivos "sensibilizar a comunidade para a importância das condições de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores de saúde, promovendo deste modo, a saúde de todos: quem cuida e quem necessita de cuidados". Por outro lado, pretende-se "promover o debate no seio dos profissionais de saúde, principalmente junto dos enfermeiros, em torno das diversas problemáticas inerentes às condições de trabalho, com vista a adoptar medidas que permitam melhorar a qualidade em saúde".

O painel “Caminhando para a Saúde de Todos”, conta com Clara Araújo, Docente desta Escola e personalidades externas ao IPVC, a saber Sérgio Gonçalves, Director do Serviço de Saúde de Higiene e Segurança no trabalho do Centro Hospitalar do Alto Minho [CHAM, EPE], Luzia Lavandeiro, Enfermeira do Serviço de Saúde de Higiene, Segurança e Saúde no trabalho da Sub-região de Saúde de Viana do Castelo e com Margarida Silva, Coordenadora do Gabinete Cidade Saudável e dos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho da CMVC". Este será comentado por Jacinto Oliveira, Vice-Presidente da Ordem dos Enfermeiros.

Para o tema Realidades dos contextos de trabalho: estudos realizados, José Manuel Santos, da Administração Regional de Saúde [ARS] do Norte, Pedro Pereira, do CHAM-EPE e Manuela Silva, Enfermeira do Centro de Saúde de Vila Verde, são os oradores convidados e Luís Graça, Docente da Escola é o comentador. De salientar ainda, que a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Maria Augusta de Sousa, encerrará o Fórum com uma Conferência que tratará a questão das Condições de trabalho dos Enfermeiros” informou Ermelinda Jaques.

A iniciativa, dirigida essencialmente a Profissionais da Saúde, é coordenada por uma comissão constituída por docentes dos diferentes Departamentos da Escola Superior de Enfermagem do IPVC, pelas Enfermeiras Directoras do Centro Hospitalar do Alto Minho e da Sub-Região de Saúde de Viana do Castelo) e pela Coordenadora do Gabinete Cidade Saudável.

Aurora Pereira, Vice-Presidente do Conselho Directivo da ESEnf - IPVC e elemento da comissão organizadora refere que "este Fórum constitui uma das actividades integradas no plano de dinamização das Comemorações do Dia Mundial da Saúde, com o lema proposto pelo Organização Mundial da Saúde [OMS] para o ano 2006 - Trabalhar juntos para a Saúde, que se iniciou em Abril passado com uma Actividade ao ar livre - Caminhando para a saúde de todos a qual envolveu uma caminhada - percurso pegada verde - tendo contado com uma participação significativa de cidadãos e profissionais da saúde.

*  
*  
*  
*  
*  
*  
*