Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Gastronomia
Inovar na Gastronomia através do “mundo dos sentidos” em debate

Chefe de Cozinha da 1ª estrela Michelin em Portugal apresenta o tema

É no âmbito da Pós-Graduação em Saúde e Segurança Alimentar [PGSSA] do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] que vai ter lugar a palestra intitulada “O mundo dos sentidos”, que será proferida pelo Chefe Michel, no próximo dia 1 de Março, pelas 10h00, no auditório principal da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico Vianense.

Saúde e Segurança Alimentar sim, mas com prazer, deveria ser o lema de qualquer estabelecimento de restauração”, referiu a propósito Manuela Vaz Velho, Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC e um dos membros da Comissão Científica da Pós-Graduação em SSA.

“Os padrões de vida impostos por dinâmicas de modelos económicos extremamente competitivos, faz com que o tempo que seria necessário despender para a família e para a alimentação seja brutalmente sacrificado devido a uma actividade altamente competitiva. Esta realidade, favorece a comida pré-cozinhada, de confecção rápida que, em nada favorece a saúde alimentar, onde as multinacionais encontraram grandes áreas de negócio, influenciando negativamente o sector alimentar onde as pequenas empresas tradicionais de hotelaria e restauração têm cada vez menos espaço. A diversidade alimentar está associada à saúde e bem-estar e a monotonia/uniformidade da dieta alimentar está associada a uma alimentação cultural e nutricionalmente deficitária. Foi por isso mesmo que decidimos organizar esta palestra no âmbito da disciplina de “Inovação na Gastronomia” da Pós-Graduação” explicou ainda Manuela Vaz Velho, responsável pela disciplina. “Nesta disciplina, para além da prática e divulgação das receitas culinárias da restauração e hotelaria internacional, queremos apostar na preservação dos alimentos tradicionais. Pretendemos procurar na gaveta receitas culinárias mais antigas que caíram no esquecimento ou com ingredientes tradicionais criar novos sabores. A máxima será “inovar na tradição e redescobrir os sabores pelos saberes”.

O Chefe Michel tem no seu currículo a 1ª estrela Michelin de Portugal, foi o Chefe responsável pelo Banquete de Entrada de Portugal na UE, é autor e apresentador de programas de cozinha de dois canais televisivos (público e privado) e foi o responsável pela organização e concepção da maior mesa do mundo sobre a Ponte Vasco da Gama (5040m, 17. 000 pessoas sentadas) - Guinness Book of Records entre muitos outros galardões que ilustram o seu currículo. “É sem dúvida uma referência na área, daí o convite endereçado a uma personalidade do mundo da gastronomia como o Chefe Michel”, comentou Manuela Vaz Velho.

A Sessão que será aberta ao público contará com um almoço degustação (limitado), às 13h00, organizado em parceria com a Estalagem Casa Melo Alvim de Viana do Castelo, num menu sugerido pelo Chefe Silvestre. O mote do banquete será lançado por um agradável “Amuse Bouche” ilustrado pelo “Rolinho de Salmão Marinado em Gin c/Queijo Fresco e Ervas” e pela “Melba de Especiarias c/Pâté de Camarão e Azeite de Baunilha” seguida de uma entrada ornamentada pela “Pêra Bêbeda c/Queijo da Serra e Quenelle de Morcela da Beira”. Os pratos quentes, bem como o vinho e a sobremesa farão igualmente jus ao requinte à criatividade. Para Helena Laranjeira, da Melo Alvim, “o Chefe Silvestre prima pela utilização de produtos da região, ressaltando os seus sabores genuínos através de uma cuidadosa confecção combinada com uma apresentação criativa”.

“O almoço degustação será devidamente coordenado e comentado pelo nosso Enólogo assistente, Eng. Jorge Sousa Pinto” informou ainda Helena Laranjeira.

*  
*  
*