Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Joaninha
CONVERSÃO PARA A PRODUÇÃO BIOLÓGICA EM DEBATE NA ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DO IPVC
Seminário é organizado por alunos daquela Escola Superior

Permitir o debate e o esclarecimento, de agricultores, estudantes e técnicos da área, de questões sobre a conversão do modo de produção convencional para a biológica é o objectivo do seminário que irá decorrer no próximo dia 3 de Janeiro, em Ponte de Lima, no Auditório Eugénio Castro Caldas da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC].

O Seminário subordinado ao tema “Modo de Produção Biológico – Resultados do projecto FORECOLOGIA” terá como intervenientes os Engenheiros Nuno Viana, Margarida Pinheiro e Natália Costa, entre outros.

A Agricultura Biológica é um sistema de produção que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar do recurso a factores de produção externos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais. Isto é conseguido, sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento da utilização de materiais sintéticos.

É exactamente a conversão para este sistema de produção que o seminário abordará, contrapondo o sistema convencional, que se pratica sem certificação.

O projecto Forecologia é um Projecto europeu financiado pelo programa Leonardo da Vinci, cujo promotor é a UPA (União de Pequenos Agricultores, de Espanha) e que, para além deste país, conta ainda com a Áustria, Alemanha, Itália, Suécia e Portugal, como parceiros.

*  
*  
*