Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Vinificação de vinho
Workshop “Aromas e Sabores”

O equilíbrio de um vinho está relacionado com a proporção dos diferentes constituintes do vinho. Geralmente distinguem-se 2 tipos de equilíbrio:

(1) Sabores - o vinho contém açúcares, ácidos, taninos e diferentes sais. Na boca estes diferentes elementos justapõem-se mas sobretudo somam-se, reforçam-se mutuamente ou, pelo contrário, opõem-se e neutralizam-se. A harmonia de um vinho resulta essencialmente do equilíbrio entre os gostos açucarados, por um lado, e os dos ácidos e amargos pelo outro. Os 4 sabores elementares, amargo, ácido, salgado e doce, são captados por uma determinada zona na língua.

(2) Aromas - os aromas são apercebidos pelo nariz, via directa, ou pela boca, via retronasal. São substâncias voláteis de odor mais ou menos forte e, tal como os sabores, somam-se, completam-se ou, pelo contrário, escondem-se entre si. Do que nós nos apercebemos é, de algum modo, a adição de centenas de componentes.

Com este workshop pretende-se realizar um treino/sensibilização prévio dos provadores, de forma a sensibilizá-los para os aromas e sabores primários que ajudarão na caracterização de vinhos.

Número máximo de participantes: 16

*  
*  
*  
*  
*  
*