Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Flores
Viana do Castelo na prevenção do cancro da mama

Sob o tema “Prevenir… para viver+”, a Semana, “Viana do Castelo na Prevenção do Cancro da Mama”, realiza-se de 24 a 30 de Outubro e conta, mais uma vez, com a colaboração de várias entidades da capital do Alto Minho, que se uniram por esta causa que atinge um elevado número de mulheres, em Portugal, afectando inúmeras famílias.

Constituem objectivos de fundo desta Semana alusiva à Prevenção, sensibilizar para este problema e angariar fundos não só para a investigação, mas também para o apoio às mulheres acometidas por esta doença e, ainda, para campanhas de rastreio da doença, pois quando diagnosticada a tempo, o tratamento é mais eficaz.

“Prevenir, diminui as possibilidades de uma pessoa desenvolver a doença, através de acções que diminuam os chamados factores de risco, pois é sobre esses, precisamente, que é necessário informar e sensibilizar a população”, alerta Aurora Pereira, Vice-Presidente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo e membro da Organização deste evento.

A iniciativa é desenvolvida numa acção conjunta que resulta da parceria entre a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESS-IPVC], a Câmara Municipal de Viana do Castelo -  Gabinete Cidade Saudável e da Biblioteca Municipal,  a Liga dos Amigos do Hospital  e o  Rotary Club de Viana do Castelo.

A Semana conta com diversas actividades programadas, entre as quais uma Exposição permanente alusiva à Prevenção do Cancro da Mama, que estará patente ao longo de toda a semana na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

O mote da Semana será dado já no dia 24 de Outubro, às 14h00, ainda na Biblioteca Municipal, por uma Conferência subordinada ao tema “O Cancro da Mama: da intervenção dos profissionais de saúde às vivências pessoais” e que será encerrada pela actuação da Tuna Feminina do IPVC, TUnice.

A noite está reservada à peça “Rosa, Esperança”, apresentada por Quem não tem cão – da Oficina de Artistas, a acontecer às 21h30, na Sociedade de Instrução e Recreio Darquense SIRD (a confirmar). Trata-se de um espectáculo que pretende chamar a atenção para uma dura realidade que mata quatro mulheres por dia em Portugal: o Cancro da Mama.  Inserido num projecto de teatro de pesquisa "Projecto Mulheres e o Cancro da Mama", que interpreta e reinventa histórias de pessoas reais. "Rosa Esperança" conta com a participação de sete mulheres que, não sendo actrizes, decidiram expor a sua própria experiência de luta contra o cancro e aceitaram o desafio de a partilhar com o público num palco.

Para domingo, 25 de Outubro, está programada uma Caminhada “Contra o Cancro da Mama”, com partida agendada para as 10h00, arrancando da Pousada da Juventude. Às 11h30, um “Welcome Drink” no Pavilhão AIMinho fará as honras da iniciativa a todos os participantes.

Inúmeras outras acções de sensibilização para a prevenção do Cancro da Mama serão realizadas por enfermeiras do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem Oncológica, da ESS-IPVC, em várias Escolas da cidade, a saber a Escola Secundária de Santa Maria Maior, Escola Secundária de Monserrate, Escola EB 2,3/S Pintor José de Brito, Escola EB 2,3/S de Lanheses, Biblioteca Municipal de Viana do Castelo para funcionárias (os) da CMVC e comunidade em geral.

O dia 30 de Outubro, às 18h00, conta com a apresentação do livro “Comunicação de más notícias e gestão do luto”, da autoria de Maria Aurora Gonçalves Pereira.

A encerrar o acontecimento terá lugar um Jantar de Beneficiência, no restaurante Camelo, com marcação através dos seguintes contactos: 963 011 496 ou teixeira.carlos@netcabo.pt; 965 294 991 ou slbiblioteca@cm-viana-castelo.pt .

A iniciativa é aberta à participação de toda a comunidade e público em geral.

 

*