Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Pintura de pessoas
Duas centenas de visitantes na Oficina Cultural para ver exposição de Álvaro Rocha

Biografia

Álvaro Ferreira da Rocha (Álvaro Rocha) nasceu na Praia da Granja, em Vila Nova de Gaia, em 1932. É formado pelo ESBAP – Porto, sendo professor, pintor e escultor.

Depois de fazer vários períodos de estudos pela Europa Ocidental e por alguns países asiáticos – a par de uma actividade como pintor – dedicou-se à cerâmica, tendo fundado, em Viana do Castelo, a fábrica Dévica e criado o Grés de Viana.

Em 1964, no âmbito de uma exposição na Galeria Divulgação, no Porto, apresentou o “Manifesto Cerâmico”, tornado público, por Vasco Graça Moura, na página literária do Jornal de Notícias.

Ao longo da sua carreira, Álvaro Rocha, marcou presença em diversas exposições colectivas, como a 1ª Exposição da Fundação Calouste Gulbenkian, a 1ª Exposição de Arte Moderna de Viana do Castelo ou ainda como as duas presenças na Trienal Latina, onde conquistaria o “Grande Prémio” em 1992.

A título individual teve mostras patentes na Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, na Galeria Nasoni, na mesma cidade e nas Feiras Internacionais de Frankfurt (Alemanha), Barcelona e Valência (Espanha).

Actualmente está representado, com as suas obras, no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, no Museu de Viana do Castelo, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no Centro Cristão de Estocolmo (Suécia), na Câmara Municipal do Porto e na Secretaria do Turismo, em Lisboa, para além de diversas colecções privadas no país e estrangeiro.

Publicou ainda o livro “Sombras”, com 42 desenhos sobre um texto em forma de poema.

*  
*